Como dançar o Cha Cha Cha

Aprenda como dançar o Cha cha Cha usando este guia passo a passo. Tem também acesso a um vídeo explicativo assim como a história da dança e até algumas curiosidades.

Dificuldade:

Média

Tabela de conteúdos


Introdução:

O Cha Cha Cha é no fundo uma diversão. É uma dança sexy com uma energia lúdica e agressiva. É uma mistura de danças latinas, especialmente Mambo e Rumba. A diferença maior entre o Cha Cha Cha e o Mambo/Rhumba é um passo triplo (Cha Cha Cha), que substitui a passo lento.

Cha Cha é amplamente reconhecido por seu ritmo contagiante – um, dois, cha, cha, cha. É fácil de aprender e divertido dançar.

Como tantas danças latinas, o cha-cha-chá é originário de Cuba e foi desenvolvido pelo compositor e violinista cubano Enrique Jorrin em meados dos anos 50. Originalmente, era conhecida como uma dança tipo o Mambo, mas com três passos rápidos. Ela ganhou popularidade instantânea devido à sua simplicidade. Com o tempo, evoluiu para uma dança independente do Mambo, conhecida hoje em dia como o Cha Cha Cha.

Instruções passo a passo:

Os parceiros no início da dança encontram-se face a face. O homem começa com o pé esquerdo e a senhora com o pé direito e agarrados um ao outro da forma clássica – ele com a mão na cintura dela e ela com a mão sobre o ombro dele.

Os passos para o homem

  1. Passo para a frente com o pé esquerdo
  2. Apoio no pé direito e o peso passa para ele
  3. Passo lateral à esquerda com o pé esquerdo
  4. Mova o pé direito para junto do pé esquerdo
  5. Passo lateral à esquerda com o pé esquerdo
  6. Passo para trás e para a esquerda com o pé direito
  7. Apoio no pé esquerdo e o peso passa para ele
  8. Passo para a frente e para a direita com o pé direito
  9. Mova o pé esquerdo para junto do pé direito
  10. Passo lateral à direita com o pé direito

Os passos para a mulher

  1. Passo para trás com o pé direito
  2. Apoio no pé esquerdo e o peso passa para ele
  3. Passo lateral à direita com o pé direito
  4. Mova o pé esquerdo para junto do pé direito
  5. Passo lateral à direita com o pé direito
  6. Passo para a frente e para a direita com o pé esquerdo
  7. Apoio no pé direito e o peso passa para ele
  8. Passo para trás e para a esquerda com o pé esquerdo
  9. Mova o pé direito para junto do pé esquerdo
  10. Passo lateral à esquerda com o pé esquerdo

Recursos:

Vídeo do Cha Cha Cha para aprender a dançar

Curiosidades:

História do Cha Cha Cha

No final dos anos 40, Havana em Cuba, era um dos resorts turísticos mais populares para os norte-americanos, especialmente aqueles que residiam ao longo da costa leste. As mais famosas bandas de dança norte-americana, bem como as mais famosas bandas latinas de Cuba tocavam nos muitos casinos da cidade. Algumas destas orquestras tentaram misturar a batida do jazz americano com o ritmo da rumba cubana. O resultado foi o nascimento de um novo ritmo chamado de Mambo.

A dança era muito popular, principalmente por entre os dançarinos cubanos que estavam completamente familiarizados com a complexa música afro-cubana. O Mambo que envolvia três mudanças rápidas de movimentos precedidos de dois passos lentos foi-se alterando e no início dos anos 50, foi desenvolvida uma nova dança composta de muitas variações simples em relação aos passos  básicos do Mambo. A dança adquiriu o nome de Cha-Cha. A sua mudança consistia de três passos característicos que correspondem à sua identificação verbal: ” cha-cha-cha”.
O Cha Cha Cha herdou muito de seu estilo de dança a sua mãe, o Mambo e a Rumba. Como a maioria das danças latinas, dança-se com os pés próximos do chão, os quadris dos dançarinos relaxados permitindo a livre circulação das ancas, assim como os deslocamentos da parte superior do corpo sobre o pé de apoio.

Origem do Cha Cha

Quando o professor de dança inglês Pierre Lavelle visitou Cuba em 1952, percebeu que às vezes a Rumba era dançada com algumas batidas extra. Quando ele voltou para a Inglaterra, começou a ensinar essas batidas como uma dança separado. Desde essa altura a dança tem sido popular na Europa.

Foi sugerido que o nome de Cha Cha Cha é derivado onomatopaicamente do som dos pés na pista de dança, uma vez que corresponde aos três passo da mesma.

O Mambo que deu origem ao Cha Cha Cha teve as suas origens nas danças rituais religiosas da África Ocidental. Há três formas de Mambo: single, duplo e triplo. O triplo tem cinco passos e foi a partir desta versão que se evoluiu para o Cha Cha Cha.

Facto curioso

Sabia que Bruce Lee, o famoso ator de filmes de Kung Fu e uma das maiores lendas das aretes marciais, era um grande dançarino? Ibclusive em 1958, com apenas 18 anos ele ganhou o campeonato de Cha Cha Cha em Hong Kong.



1 Comentário para “Como dançar o Cha Cha Cha”

  • Está um site muito completo e aqui requeri muita informação

Deixe o seu comentário!




Fotos da Arte de Dançar

Arthur Murray Manhattan Ballroom Dance TeacherIMG_7321IMG_7459IMG_7121IMG_7477IMG_7464IMG_7332IMG_7462IMG_7481