Top 10 de Filmes de Dança

Há filmes que mexem com os nossos sentimentos por diversos motivos, e há aqueles filmes que nos dão vontade de imitar, aprender e até reproduzir o que se vê no grande ecrã.
São estes filmes que eu vos deixo aqui, os melhores e mais populares filmes de dança alguma vez produzidos.


1. Saturday Night Fever (1977)

John Travolta tem uma interpretação sensual e inteligente como Tony Manero – de dia o empregado de uma loja de tintas em Brooklyn e de noite um popular e disputado rei da dança.
Todos os sábados Tony veste a sua camisa de colarinhos longos, calças à boca de sino e sapatos de tacão para ir ao único sítio onde é visto como um deus e não como um inútil punk. Mas na escuridão, e longe das luzes da ribalta, não é mais que uma trágica história sobre desilusão, violência e desgostos amorosos.
Sem dúvida, a interpretação de Travolta fez dele uma lenda de Hollywood, mas a Febre de Sábado a Noite é mais do que um filme que marcou a música e os hábitos de toda uma geração. È uma poderosa e provocadora tragédia urbana, que nos dias de hoje continua a ter muito significado assim como tinha em 1977.

2. Flashdance (1983)

Alex Owens (Jennifer Beals) é uma jovem que, na cidade de Pittsburgh, trabalha numa metalúrgica durante o dia e dança em um bar durante a noite. Ela sonha em se tornar bailarina, e encontra apoio em seu chefe, Nick Hurley (Michael Nouri), e em sua exigente professora, Hanna Long (Lilia Skala), que lhe ajudarão a fazer os testes para uma grande companhia de ballet. O filme fez sucesso nos anos 80, principalmente por suas músicas e cenas de dança, e ganhou o Oscar de melhor canção, Flashdance…What a Feeling.

3. Strictly Ballroom (1992)

Scott Hastings (Paul Mercurio) é um óptimo dançarino e também um campeão da dança de salão. Porém, para total desagrado da comunidade da dança de salão na Austrália, que é controlada por Barry Fife (Bill Hunter), o presidente da federação, Scott decidiu sair do convencional e criar seus próprios passos, ao invés de dançar uma coreografia que foi criada por outra pessoa. Fran (Tara Morice) é uma dançarina iniciante, que tem a audácia de pedir para ser a parceira de Scott, pois ele perdeu sua parceira, Liz Holt (Gia Carides), que ficou irritada com ele quando Scott, no meio de um concurso, executou passos considerados “espalhafatosos”. No início ele refuta, mas acaba aceitando Fran como sua parceira para disputar o Pan Pacific, o mais importante torneio de dança de salão. Ambos sabem que provavelmente não irão vencer, mas o mais importante é eles criarem novos passos.

4. Dirty Dancing (1997)

Um clássico que dispensa apresentações, Dirty Dancing é uma “bíblia” para dançarinos, profissionais e amadores, apaixonados e curiosos. Se já o viu uma dezena de vezes (como quase toda a gente!), agora veja com olhos de aprender! Ao som da música e com a paixão pela arte de dançar a correr-lhes pelas veias, Frances “Baby” Houseman (Jennifer Grey) e Johnny Castle (Patrick Swayze) sabem o que estão a fazer e querem que o mundo saiba. Frances é uma jovem proveniente de uma família prestigiada que se apaixona pelo seu instrutor de dança, Johnny, num campo de férias. O resto, como se costuma dizer, é dança… e, se possível, have the time of your life!

5. Dance With Me (1998)

Rafael, um jovem cubano (Chayanne) é contratado como empregado de uma escola de dança, onde conhece e se apaixona por uma professora (Vanessa Williams).
Ele decide segui-la até Las Vegas, onde a jovem participa do Campeonato Mundial de Dança. Apesar de Ruby já ter seu parceiro nas pistas, Rafael acredita ser capaz de conquistar seu coração pela dança e entrar no ritmo desta competição.

6. Center Stage (2000)

No meio do palco deste filme estão três jovens – Jodie, Eva e Maureen – que procuram o sucesso e a fama na prestigiada Academia Americana de Ballet… e depressa aprendem que a dança está cheia de obstáculos inesperados. Os movimentos, poses, posturas e trabalho de pés extraordinário é uma lufada de ar fresco que vai deixar todos a desejar terem dançado pelo mesmo caminho artístico. Acima de tudo, esta história mostra que a dança tem de ser um prazer e não um dever…

7. Save the Last Dance (2001)

Sara (Julia Stiles) é uma rapariga de uma pequena cidade com um grande sonho: tornar–se uma bailarina de nível mundial.
Mas quando a sua mãe subitamente morre, Sara tem de abandonar os seus planos e juntar-se ao seu estranho pai (Terry Kinner) em Chicago, num bairro da zona sul. Uma rapariga branca num bairro predominantemente de gente negra, faz com que Sara se sinta fora do seu lugar – até que é ajudada pela sua companheira de turma, Chenille (Kerry Washington), e pelo seu elegante irmão, Derek (Sean Patrick Thomas) ambos de cor. Logo começa uma forte ligação entre Sara e Derek , que através do seu gosto pela dança se envolvem num romance. Mas enquanto a relação entre eles cresce, a oposição da sua família e amigos aumenta. Agora Sara e Derek enfrentam o maior desafio das suas jovens vidas – serem verdadeiros com os seus sonhos… e um com o outro.

8. Shall We Dance (2004)

Richard Gere interpreta John Clark, um homem com um emprego maravilhoso, uma esposa bonita (Susan Sarandon) e uma família amável, mas que sente algo lhe faltar a cada dia. Toda noite em sua volta do trabalho, John vê uma linda mulher (Jennifer Lopez) com uma expressão perdida através da janela de um estúdio de dança. Numa noite, John desce do trem, e encantado com a moça impulsivamente se matricula para aulas de dança, na esperança de encontrá-la. Ele prova não ter muita afinidade com a coisa, mas apesar de tudo, se apaixona pela dança. Se esforça para que sua família e colegas de trabalho não saibam de sua nova obsessão. John treina arduamente para a maior competição de dança de Chicago. Sua amizade com Paulina (Jennifer Lopes) cresce e seu entusiasmo rescende a paixão perdida pela dança. Com sua esposa ficando desconfiada e seu segredo prestes a ser revelado, John tem que fazer algo para continuar o seu sonho e realizar aquilo que ele realmente busca.

9. Mad Hot Ballroom (2005)

‘Loucos Pela Dança’ mostra-nos, de uma forma intimista, as vidas de crianças de onze anos de escolas públicas de Nova Iorque, crianças essas que se movem no mundo das danças de salão e que nos vão revelando coisas sobre elas próprias.
Contado a partir das suas perspectivas inocentes e por vezes hilariantes, deixam de ser os típicos meninos urbanos para se tornarem ‘senhoras e senhores’, à medida que vão abrindo caminho até à competição final da cidade. Esta primeira longa-metragem de Marilyn Agrelo apresenta uma visão única da fantástica diversidade que constitui a alma de Nova Iorque e traça perfis de miúdos numa idade dinâmica e intrigante, que se transformam em adolescentes ‘fixes’ que rivalizam com a inocência familiar ao mesmo tempo que aprendem merengue, rumba, tango, foxtrox e swing. As cenas dos esquemas de dança, os ensaios, as conversas e os episódios íntimos entre os alunos e as imagens enérgicas das emocionantes competições, mostram-nos, de uma forma muito pessoal, as vidas destas crianças esperançosas e dos seus pais. O filme celebra estas vidas complicadas e recorda-nos como era a vida quando tudo era possível.

10. Step Up (2006)

O acaso junta Tyler Gage, um adolescente rebelde a cumprir serviço comunitário e Nora Clark, uma bailarina de ballet de enorme talento. Ele precisa de encontrar o seu rumo na vida, ela precisa de um parceiro para convencer, de uma vez por todas, o mundo da dança. Será que a pista os consegue juntar? Realizado por Anne Fletcher e protagonizado por Channing Tatum, Jenna Dewan, Domaine Radcliff, De’shawn Washington, Drew Sidora, Rachael Griffiths, delicie-se com mais de hora e meia de bons ritmos, algum romance e uma cena numa discoteca que não pode perder… aliás, aproveite para aprender alguns passos fantásticos!



7 Comentários para “Top 10 de Filmes de Dança”

  • [...] This post was mentioned on Twitter by Joana Sousa and lerrnst, ArteDeDancar. ArteDeDancar said: Há filmes que mexem com os nossos sentimentos … Top 10 Filmes de Dança – http://bit.ly/8Tr1nz [...]

  • Eu adooooooooooooro todos filmes com danca
    Step up è certamente o meu favorito

  • bom eu sou apaixonada por filme de dança sou louka parabens pelos filmes de dança

  • A dança do filme Dirty Dancing é maravilhosa. Difícil ficar parado com a música do filme.

  • nossa eu amooooooooooooh filme de dança o meu preferido é mad hot ballroom

  • eu amoooooooooooh filme q contem dança eu acho um maximo

  • Ta na hora de atualizar esta lista e colocar Cisne Negro né

Deixe o seu comentário!




Fotos da Arte de Dançar

Blackpool Tower BallroomBlackpool Tower BallroomArthur Murray Manhattan Ballroom Dance TeacherIMG_7466IMG_7321IMG_7459IMG_7477IMG_7481IMG_7464